Aproximadamente 30 profissionais – entre mecânicos e caldeireiros – além do time de inspetores da qualidade que atuam em um contrato no polo petroquímico de Camaçari (BA), participaram de um recente treinamento da Qualidade sobre torqueamento, algo que exige capacitação constante.
Basicamente, o torqueamento é a aplicação de uma força definida para unir tubulações ou fechar equipamentos. No processo, além de materiais como parafusos, juntas e flanges, é importante ter informações específicas das conexões, parafusos, lubrificantes, equipamentos para aplicação de torque e valores a serem aplicados caso a caso.
A determinação dos valores de torque aplicado, junta e equipamento utilizados, além da metodologia de realização da atividade, deve ocorrer conforme norma internacional.
“Na NPE temos um procedimento específico para o torqueamento: o monitoramento com plaquetas numeradas e controladas pelo Almoxarifado e pelo Controle da Qualidade, de forma que a numeração é única; ou seja, cada conexão feita tem o seu número, para que os registros permanentes garantam informações e rastreabilidade em todos os projetos da NPE ”, explica o coordenador de controle de Qualidade, Luiz Eduardo Nery.
A capacitação dos profissionais busca garantir a qualidade do serviço executado e atender as premissas de qualidade e segurança do Grupo NPE.