Nesta edição do NPE em Pauta vamos apresentar a área da Qualidade. A principal rotina do departamento é atender as operações, seja por meio de procedimentos, qualificação de pessoas, controle e monitoramento de instrumentos e equipamentos de medição, realização de ensaios e inspeções gerais ou treinamento de colaboradores nos procedimentos e instruções técnicas, operacionais e corporativas.
Atualmente, a estrutura do Controle da Qualidade é setorizada por regiões. No caso dos contratos de rotina, cada uma dispõe de um supervisor. No setor de paradas há dois supervisores, um atendendo cada superintendente de paradas. Com isso, a equipe total é composta por um gestor, três supervisores regionais, quatro supervisores de paradas e um auxiliar corporativo – além do apoio de técnicos de documentação e auxiliares de inspeção.
Nas operações de rotina os supervisores regionais atuam dando suporte aos gerentes e gestores no controle dos inspetores, e monitoram os atendimentos contratuais e normativos da qualidade em seus respectivos contratos. Já os inspetores atuam diretamente nas unidades realizando inspeções que afetam diretamente o produto e entregas realizadas pelo Grupo NPE.
“A história da NPE é forte e dinâmica, pois a empresa saiu do segmento do Capex para Opex, cresceu e se readequou à nova realidade de empreendimentos, com um perfil totalmente diferente dos de paradas e manutenções. Ao longo dos anos foram muitos os desafios, mas destaco a consolidação da equipe da Qualidade abrangendo todo o território nacional; a implantação do programa de Boas Práticas e a implantação do DDS mensal ‘Bate-Papo com a Qualidade’”, afirma o coordenador de Controle de Qualidade, Luiz Eduardo Nery.
Agora, o departamento soma esforços em busca da aplicação do conceito da indústria 4.0 para os processos e controles que envolvem as atividades do setor.