A Pesquisa de Clima Organizacional é um instrumento para avaliar o ambiente interno e identificar a percepção dos colaboradores em relação às condições de trabalho, relacionamento interpessoal, comunicação, liderança, motivação e outros aspectos importantes para a satisfação e o engajamento dos funcionários.
A pesquisa foi realizada por meio de questionário anônimo e os resultados servem como base para o desenvolvimento de ações de melhoria do clima organizacional e do bem-estar das equipes. Ela foi enviada a todos os colaboradores, exceto os da sede Paulínia, que estava em período de transição/adaptação, e respondida por 50% do efetivo.
Entre os destaques desta edição está o índice geral: 81% de resultados positivos. Já o clima organizacional fo considerado bom ou ótimo por 90% dos participantes.
“É uma iniciativa importante porque permite identificar pontos fortes e fracos da organização, bem como avaliar oportunidades de melhoria e ações estratégicas para promover um clima mais saudável, produtivo e motivador”, afirma a Coordenadora de Desenvolvimento Humano Organizacional da NPE, Juliana De Marco.
O próximo passo é elaborar um plano de ação a partir da junção de análise, já em andamento, de três processos: a pesquisa de clima, a pesquisa de engajamento e a avaliação psicossocial.