Agora o registro de ponto será por reconhecimento facial. Ao longo deste ano, os relógios de ponto tradicionais estão sendo gradualmente substituídos por tablets na NPE.
Atualmente, o novo sistema já funciona nos escritórios de Paulínia (SP) e Dias d’Ávila (BA), além de nos contratos de rotina na Bahia, Mosaic (SE), e Paulínia (SP) e nos contratos de paradas em Maceió (AL) e Mosaic (MG).
O Gerente de Tecnologia da Informação da NPE, Fábio Passos, explica que, para essa fase inicial de implementação, os aparelhos foram alugados: “O custo de locação dos tablets é, em média, 1/3 do valor dos relógios de ponto convencionais”. Agora, o avanço acontece de forma planejada, para substituir os relógios restantes, otimizando os custos e modernizando o processo de registro de ponto.
Com a novidade, o colaborador simplesmente se posiciona em frente ao dispositivo, que reconhece o rosto e registra automaticamente a entrada ou saída. O sistema é integrado com o software de gestão, garantindo que todas as informações estejam sincronizadas e disponíveis. Assim que o colaborador registra o ponto, as informações são enviadas automaticamente para o sistema, garantindo maior precisão e agilidade na gestão de presença.
Assim, deixa de ser necessária a coleta manual dos registros de ponto, já que o registro é feito diretamente por tablets, e a experiência do colaborador é facilitada com o envio do comprovante de ponto diretamente para o e-mail pessoal dele, proporcionando transparência e facilidade de acesso. Com o novo sistema, também não é preciso mais guardar comprovantes de ponto em papel, facilitando o acesso e a organização.
Além disso, o sistema é projetado com um alto nível de segurança, usando criptografia avançada para proteger os dados, para garantir a privacidade e a integridade das informações dos colaboradores. “Desde a implementação, observamos uma redução nos desvios de ponto, maior conformidade com as políticas de horário e uma eficiência aprimorada nas rotinas administrativas, que agora podem focar em tarefas mais estratégicas”, complementa o Gerente de TI, Fábio Passos.