Recentemente, a NPE participou de duas paradas na Yara, nas cidades de Paulínia e Sumaré (SP). Em Paulínia, a equipe executou toda a desmontagem e posterior montagem de três dos quatro estágios do sistema de lavagem de gases, de estrutura de suporte, plataformas de acesso e tubulações, além de realizar a retirada dos tanques e o lançamento de novos equipamentos. Posteriormente, ficou encarregada por serviços de fabricação e montagem de estruturas de suporte e plataformas de acesso, montagem de toda a tubulação, lançamento dos tanques e manutenção de oito bombas.
Os maiores desafios foram o prazo – apenas 20 dias de parada –, as condições de deterioração da estrutura e dos equipamentos, além dos serviços de içamento de cargas. “Eles foram superados com a boa conexão da equipe, o foco em segurança e o planejamento de campo, reavaliando prioridades e estudando as oportunidades de avanço”, afirma o assistente técnico, Gilvan Chaves.
A Parada em Sumaré, por sua vez, teve como objetivo a adequação da proteção dos equipamentos de acordo com a NR 12 e a manutenção de pontes rolantes. No entanto, além do escopo contratado, serviços adicionais foram solicitados pelo cliente. Graças ao alinhamento da equipe à cultura de segurança NPE, os trabalhos foram finalizados sem nenhum acidente. O resultado, de acordo com o coordenador de contratos, Maurício Camilo, superou expectativas: “Fomos a única contratada a entregar os serviços no prazo. O gerente de manutenção da Yara Sumaré emitiu um e-mail de agradecimento, ressaltando a capacidade do nosso pessoal de contornar os desafios com serenidade e profissionalismo”.
Parada em Sumaré
Parada em Paulínia