Durante 23 dias 76 colaboradores participaram, em dois turnos, de uma parada em siderúrgica situada em Congonhas (MG). O objetivo foi a troca do rolamento de giro da lança e substituição da roda da caçamba de uma retomadora de minério que pesa 1.000 toneladas. O equipamento remove minério das pilhas do pátio e transfere para outras áreas ou vagões de trens, para que sejam transportados até um novo destino.
A troca do rolamento de giro foi a atividade mais desafiadora, já que requer estudos de cálculo de equilíbrio – um pré-requisito para a estabilidade do equipamento e, consequentemente, para a segurança da operação. Na troca foram utilizados seis macacos hidráulicos para elevar o equipamento o suficiente para fazer a substituição da peça.
O período chuvoso, o trabalho em altura e a movimentação de cargas pesadas foram outros desafios importantes. A parada foi finalizada com zero acidente. “O cliente ficou satisfeito e definiu como excelente o compromisso da equipe NPE”, afirma o gerente da F.151, Cidiney Araújo.