Recentemente, o Grupo NPE realizou a montagem da estrutura metálica de uma ponte de 32 metros de comprimento sobre o rio Santa Catarina, em Vazante (MG). A execução da atividade, que atendeu um cliente da área de mineração e metalurgia, foi feita em apenas 08 dias úteis desde a chegada das peças no local de montagem, mas todo o trabalho, que envolveu processo de fornecimento, engenharia detalhada, materiais, fabricação, transporte de peças, pré-montagem e montagem, levou 73 dias.
A ponte atual substitui a antiga, construída em madeira e capacidade de suportar apenas cinco toneladas. A nova estrutura é capaz de suportar 45 toneladas e facilitará o deslocamento das comunidades de “Arrependido” e “Barroquinha” com mais segurança até as cidades de Vazante e Lagamar (MG).
Para executar a atividade, a equipe NPE lançou mão de várias ações complexas, entre elas o lançamento de duas vigas principais e a montagem de seis contraventamentos no local, não sem antes enfrentar o desafio de chegar com carretas que levavam os contrapesos dos guindastes em área de difícil acesso.
Para o técnico de segurança do trabalho, Gabriel Tolentino, o sucesso da execução se deve a uma premissa do Grupo NPE: segurança das pessoas em primeiro lugar. “Destaco também o planejamento inicial e o trabalho em equipe e deixo meu agradecimento a cada um que deu a sua parcela de contribuição para que não tivéssemos nenhum incidente ou acidente”, diz.
O gestor de contratos, Pedro Guilherme de Assis, destaca mais um ponto: o planejamento. “Realizávamos reuniões diárias para discutir as metas cumpridas e não cumpridas do dia, de forma a analisar interferências ou problemas existentes e corrigi-los”, diz. “É mérito de toda a equipe o sucesso da obra; parabenizo a todos pelo excelente trabalho e empenho”, finaliza.