Em maio a equipe da NPE que atua em uma empresa de armazenagem de granéis líquidos (J-003), no Terminal de Aratu, em Candeias (BA), celebrou 4 anos sem acidente. A marca representa a busca contínua pela segurança do trabalho, o que significa gerir os desvios para impedir que eles se tornem acidentes ou incidentes. “Trabalhamos muito forte em relação a essa questão”, afirma o engenheiro Ícaro Ambrozi.
Para ele, dois pontos principais contribuíram para a conquista: a cultura de segurança do cliente e a manutenção da equipe ao longo do tempo: “Quase 80% do efetivo NPE atua desde o início dos trabalhos, o que faz com que esses profissionais conheçam bem a cultura de segurança do contrato”, diz o engenheiro, que destaca também as iniciativas de campo, auditorias de SSMA, inspeções de PT (Permissão de Trabalho), campanhas e engajamento da liderança – o que inclui encarregados e técnicos de segurança.
A preocupação com o trabalho seguro se estende a todos os locais em que a NPE atua. Por isso, outro contrato (F.145) da NPE no Terminal de Aratu está em comemoração: a marca de 1 ano sem acidentes foi alcançada em uma empresa de armazenagem de produtos líquidos para as indústrias químicas, de petróleo e biocombustíveis. O número é expressivo, principalmente porque nesse cliente a NPE trabalha para implantar uma cultura de segurança. Campanhas, treinamentos sobre abertura de linhas, inspeções diárias, patrulhas de segurança e DDS focados nas atividades que estão sendo executadas são algumas das iniciativas implantadas com o objetivo de evitar acidentes.
Outro exemplo de comprometimento com a segurança pôde ser visto em uma atividade recentemente iniciada em um tanque. Ela envolve 6 das 8 atividades críticas consideradas pela NPE: serviço a quente, içamento de carga, utilização de equipamentos rotativos, trabalho com eletricidade, trabalho em altura e abertura de linhas em equipamentos. Por isso, os profissionais da NPE criaram uma espécie de SIPAT para tratar dos cuidados com a segurança. Durante uma semana os colaboradores compartilharam experiências, boas práticas e várias informações com foco no zero acidente.
A semana terminou com a entrega de um brinde ao vencedor do tabuleiro da segurança, um jogo que motivou os colaboradores a refletirem ainda mais sobre o tema e rendeu elogio do gerente da planta do cliente: “A NPE tem a segurança na veia”, afirmou.