Um trabalho que o Grupo NPE realiza com frequência é a manutenção de equipamentos de grande porte na área de mineração. É um trabalho altamente criterioso, que exige intervenções rápidas e “cirúrgicas”.
Em Barrocas (BA), equipes de soldadores e caldeireiros da NPE dão suporte aos mecânicos do cliente em uma mineradora de ouro, o que ocorre igualmente na área de usinagem – para fabricação e reparação de eixos, buchas, mancais e fabricação de pequenas peças de suporte à manutenção.
Nesta unidade estão equipamentos de grande porte, como as carregadeiras do tipo LHD, que carregam, transportam e despejam minério. Na manutenção destas carregadeiras é feita a substituição do bico de pato e reforma das conchas. Outros exemplos são os equipamentos de perfuração para escavação subterrânea de galerias e túneis nas minas, como o jumbo, fandrill, scaler e robot. Nestes equipamentos as equipes da NPE realizam a revitalização de partes de caldeiraria e chaparia, a substituição e a recuperação das lanças.
“Cada dia em que fazemos um serviço diferente, encaramos o desafio e vemos que o resultado foi bom, ficamos contentes”, afirma o soldador Diego Guimarães.
O coordenador de obras Orlando Sales lembra de um dos maiores equipamentos em que a equipe realizou manutenção: um moinho de bolas com 12 metros de comprimento, peso total de 147 toneladas e capacidade de moagem de 85 toneladas de minério por hora. Para garantir o desempenho que o cliente espera sem oferecer riscos, o Grupo NPE segue à risca uma sequência de procedimentos de segurança. “Nossa equipe de liderança acompanha as atividades em campo para garantir qualidade, produtividade, segurança e satisfação do cliente”, afirma Orlando.
Reforma da concha da Pá Carregadeira | Manutenção do Jumbo |