Falta muito pouco para o fim das atividades de montagem eletromecânica executadas pelo Grupo NPE em uma planta de purificação de acetronitrila, em Camaçari (BA). O restante do trabalho inclui a conclusão de alguns suportes, parte do isolamento térmico, retoques de pintura e últimas alterações de projeto para melhor adequação da operação da planta.
Entre os principais equipamentos montados pela equipe no cliente estão: coluna de secagem, coluna de produtos, coluna de leves, tanque MT 312 de armazenamento, vasos digestores e trocadores de calor. Durante o período de contrato a movimentação vertical de 3 torres, uma delas com 53m de altura, e o aumento do escopo da obra (que quase duplicou o tamanho), foram os maiores desafios. No entanto, atualmente a equipe tem executado serviços em paralelo aos testes de operação da planta, com linhas de vapor e água, o que exige atenção total aos riscos e à prevenção de acidentes.
“O aumento do escopo trouxe desafios de gestão, como dimensionamento de equipes e atendimento aos requisitos legais”, explica o gerente de obras João Maurício de Oliveira. “No entanto, apesar dos percalços, a NPE está entregando uma obra com excelência em qualidade e segurança”, conclui.