Nos dias 10 e 11 de dezembro, durante o 6º Encontro de Líderes do Grupo NPE, profissionais e suas equipes foram reconhecidos por sua contribuição com a qualidade e a segurança das atividades. Foi o momento de aplaudir e agradecer às pessoas que fazem total diferença nas operações.
SEGURANÇA
Em 2021, o Prêmio Top 3 de Segurança reconheceu em 1º lugar a F.110, operação localizada em Juiz de Fora, que superou problemas internos e foi reconhecida pela NPE e pelo cliente por seu empenho em segurança.
Em 2º lugar a F.172, que não tem ocorrências mesmo frente ao alto grau de dificuldade das atividades, realizadas em uma mina subterrânea, a mais de 480 metros de profundidade em Rosário de Catete (SE).
Completou o pódio a F.079, Guarujá (SP), que há 4 anos não tem ocorrências e possui uma das melhores notas nos indicadores de SSMA.
QUALIDADE
Já a premiação de Qualidade reconheceu as Boas Práticas que se destacaram no ano: o 1º lugar ficou com o Setor de Paradas da F.177, em Rio Grande (RS), sob comando do gestor Bruno Rabelo e do superintendente de paradas, Gilmar Sampaio. A equipe fez uso de QR Code, com o intuito de melhorar os controles e a segurança, além de conferir mais rapidez ao compartilhar informações. A iniciativa agregou um avanço rumo à indústria 4.0 e garantiu a satisfação de grandes clientes do Grupo NPE.
O 2º lugar ficou com a equipe da F.116 Água Limpa, que tem o gestor Flávio Lucas e gerente regional Anderson Moreira como líderes. A Boa Prática foi um “berço de telhas”, que permitiu, durante o processo de desmontagem do telhado de peneiramento, descer não apenas uma, mas 10 telhas de uma só vez com o apoio de um guindaste. A iniciativa aumentou a segurança da atividade e a produtividade em 900%, o que a fez ser reconhecida e premiada pelo cliente. Além disso, a ideia pode ser aplicada em outros empreendimentos que envolvem atividade de montagem de telhados.
A equipe da J.003, em Candeias (BA), que tem à frente o gestor Ícaro Ambrozi e gerente regional Hugo Macial ficou com o 3º lugar. A Boa Prática foi a inclusão do Tabuleiro de Segurança em grande parte dos contratos. O jogo, além de eficaz para tratar do tema da segurança de uma forma mais leve, é aplicável em qualquer empreendimento.
Veja, abaixo, o depoimento dos gestores:
SEGURANÇA
Francisco Antunes, F.110, Juiz de Fora (MG)
Foi muito gratificante receber o prêmio de primeiro lugar no top 3 de segurança, pois enfrentamos muitos desafios. No entanto, com muito trabalho, esforço e união de toda a equipe conseguimos atingir esse marco. Aproveito para agradecer a parceria de cada colaborador, porque o reconhecimento veio devido à dedicação e ao comprometimento de todos com os requisitos de segurança.
Ricardo Albuquerque, F.079, Guarujá (SP)
A premiação foi muito gratificante, pois nos dedicamos muito durante 2021 em busca de nossos resultados e metas. Foi um trabalho que envolveu muito empenho de todos e conseguimos finalizar sem nenhuma ocorrência e com qualidade, o que nos fez ser parabenizados pelo cliente. O que eu digo todos os dias para a equipe é: não baixemos a guarda, vamos manter o mesmo cumprimento, empenho e dedicação, pois quando todos estão na mesma sintonia, o trabalho fica mais agradável e os objetivos são alcançados. Não posso deixar de destacar o comprometimento de Alexandre Freire, técnico de segurança que realizou um trabalho de aproximação junto ao cliente, o que foi bastante positivo. Também quero agradecer ao Davi Burghi, que em 2020 me convidou integrar o time da NPE como técnico de segurança do trabalho e este ano me deu a oportunidade de assumir a coordenação de dois contratos. Estou muito feliz por fazer parte do Grupo NPE e em tão pouco tempo ter sido premiado por algo que foi fruto de muito trabalho.
Elon Viana, F.172, Rosário de Catete (SE)
Tenho 15 anos de profissão na engenharia, nunca tinha ganhado um prêmio desse e nunca vi uma empresa fazer isso. É um reconhecimento que me enche de orgulho. É uma conquista de todos, porque o setor de segurança nos orienta sobre o que fazer, mas quem faz a segurança somos todos nós. Ouvimos do cliente que ele nunca tinha visto uma empreiteira chegar no contrato e ficar um ano sem acidentes. Isso é muito gratificante. A equipe é a essência de tudo isso e estou indo de turma em turma para agradecer. Se não houvesse comprometimento com segurança na área, não teríamos esse resultado no contrato.
QUALIDADE
Bruno Rabelo, F. 177, Rio Grande (RS)
Para mim, o reconhecimento é um divisor de águas. Foi uma grata surpresa nesses 3 anos de caminhada com a NPE, e que me serve de motivação pessoal e profissional. O prêmio também mostra muito a essência dos donos e dos acionistas, que têm proximidade com as pessoas que transformam em realidade os objetivos da empresa através do trabalho. Não é um prêmio que recebo sozinho, mas junto de todos os componentes da equipe. O QR Code é uma realidade em vários segmentos e havia a necessidade de monitorarmos em tempo real tudo o que era feito em relação à determinada atividade, além de fazer com que as informações chegassem mais rápido ao conhecimento geral.
Flávio Lucas, F.116, Rio Piracicaba (MG)
Esse prêmio significa olhar para trás e ver que todo o esforço valeu a pena. Vou levá-lo à minha equipe e agradecer a cada um que esteve envolvido no processo e incentivá-los a buscar novas conquistas. O prêmio vem como um reconhecimento pela criatividade da equipe e empenho em fazer bem-feito. Eles poderiam fazer de uma forma mais simples, mas buscaram um método ainda melhor, e com o “berço de telhas” conseguiram aumentar a qualidade, a segurança e a produtividade do processo.
Ícaro Ambrozi, J.003, Candeias (BA)
No contrato da J.003 a gente preza muito pelas questões de SSMA e sempre procura inovar. O jogo de tabuleiro foi bem dinâmico e tratamos as questões de segurança de uma forma lúdica, o que nos rendeu uma avaliação muito boa do cliente. Receber esse prêmio é uma honra. O que tenho a dizer a toda a equipe é: vamos continuar a fazer intraempreendedorismo. Esse é o diferencial da NPE e eu tenho certeza que assim chegaremos longe.