A equipe da NPE que atua em um cliente da área de mineração e metalurgia, em Três Marias (MG), tem participado semanalmente de uma oficina de percepção de risco. A ideia é tratar das atividades de rotina, controlar os riscos envolvidos no trabalho e, com isso, evitar acidentes. Por isso, toda semana mecânicos, soldadores, técnicos de segurança, eletricistas e caldeireiros se revezam na sala de reuniões com um instrutor para falar detalhadamente do tema.
Para o líder de segurança do trabalho da F.109 Três Marias, Márcio Antônio Lopes, a iniciativa tem sido fundamental para as lideranças de campo. Afinal, são eles os responsáveis por disseminar a cultura de segurança entre os colaboradores. “Hoje, o mais importante é o comprometimento da equipe de líderes de campo com a segurança, além do apoio do coordenador”, diz. “Quando a empresa tem um coordenador que fala e pratica a segurança, os seus liderados seguem o exemplo”, conclui.
Para o encarregado Rafael Leite a experiência tem sido bastante positiva: “O comportamento dos colaboradores é cada dia melhor e a cada dia há uma nova ideia de como melhorar a execução das atividades”. Para o coordenador da NPE, Breno Guedes, a oficina fez a equipe ficar mais atenta à segurança: “É muito gratificante notar a seriedade e a abrangência dessa ferramenta e ter a certeza que ela salva vidas”, conclui Breno.