Em 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, o Instituto Maria e José by NPE Group realizou parada de conscientização em todas as obras, com o objetivo de conscientizar os colaboradores sobre a responsabilidade de todos na garantia do atendimento a crianças, adolescentes e suas famílias, por meio da atuação em rede. As equipes de segurança foram treinadas pelas assistentes sociais do IMJ para replicar o conhecimento sobre o tema nas obras.
As equipes de segurança foram instruídas pelas assistentes sociais do IMJ para replicarem nos projetos orientações sobre como proteger as crianças e os jovens, e como combater e denunciar abusos.
A coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Dias D´Ávila (BA), Gabriela Ribeiro, também falou sobre a iniciativa: “Quando se trata de violência sexual contra crianças e adolescentes, buscamos mostrar que eles não estão sozinhos e que sempre podem buscar ajuda”, diz. “A parceria com a NPE foi enriquecedora, pois a empresa abordou o tema de maneira lúdica, se comunicando e se conectando com as crianças e adolescentes que estavam presentes. Fiquei muito satisfeita em ver como as ações da NPE têm contribuído para uma cidade melhor para as crianças, jovens e adultos”, completa.
A líder técnica de segurança do trabalho, Ana Luiza de Oliveira, foi quem convidou a assistente social do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Pedreira – comunidade vizinha à Mina Cauê (MG), onde atua a equipe da F.112 – para palestrar sobre o tema. “Realizamos um ‘Paradão’ com todos os colaboradores no dia 18, ao final da tarde, e apresentamos dados recentes de abuso, exploração e as formas de denunciar. Todos foram participativos e destacaram o quanto consideram o tema importante; afinal, a maior parte deles é pai ou mãe”, afirma.
A coordenadora do Centro Criança e Adolescente Sefras Peri, Ângela Assis, falou da importância da iniciativa, que reuniu diversas crianças e adolescentes em uma quadra da comunidade para, por meio da música, da dança e do teatro, conscientizar as pessoas sobre o tema. “Todos sabiam o que estavam fazendo ali e para nós isso é uma vitória, pois hoje eles sabem como denunciar essa violência. Agradeço imensamente em nome das crianças e adolescentes do Peri”, diz.
Próximas ações
Além das iniciativas sociais, a NPE está envolvida em uma ação de governança corporativa. Trata-se do desenvolvimento e implementação do Código de Ética e Conduta para fornecedores. Com isso, a empresa pretende, de forma objetiva, mencionar os princípios fundamentais de Governança e Compliance que a NPE espera de sua cadeia de fornecimento, entre os quais estão compromisso com a ética, transparência e cumprimento de normas legais e direitos fundamentais. “A governança corporativa, assim como os demais pilares do ESG (Social e Ambiental), deve envolver todo o corpo da NPE, iniciando pelos acionistas e membros da alta gestão, e abrangendo todos os profissionais de nossa operação”, diz a Gerente Jurídica e Compliance, Noemia Albiero.