O Grupo NPE expande a atuação na região sul com mais um contrato na área do Porto de Paranaguá (PR). Por disponibilizar ao mercado serviços especializados em movimentação de cargas e rigging industrial, a NPE foi contratada por um ano para realizar a substituição de um rolamento de giro de grande porte de um guindaste portuário. Serão realizados serviços de engenharia especializada e planejamento para a aplicação de reforços estruturais e substituição do rolamento de giro de um guindaste Gottwald GHSK 4316. A NPE realizará as atividades em regime de parada com prazo de 30 dias.
Com o objetivo de desenvolver uma solução de engenharia diferente da proposta do fabricante do equipamento, que era desmontar toda a superestrutura superior para possibilitar o acesso ao sistema de giro, a NPE apresentou uma alternativa que possibilitará o içamento de aproximadamente 325 toneladas em uma única operação. A solução, prontamente aceita pelo cliente, levou em consideração não apenas a viabilidade técnica, mas também a viabilidade econômica do projeto.
A equipe NPE da F.168 Paranaguá, portanto, aplicou recursos técnicos como engenharia reversa e análise estrutural para apresentar uma solução para movimentação de cargas especiais que irá tornar possível a substituição do rolamento sem a necessidade de desmontagem do conjunto superior.
A partir de um estudo de engenharia, a NPE identificou a necessidade de reforços estruturais que possibilitaram a implantação de pontos de macaqueamento permanentes, guias para monitoramento vertical dinâmico e sistema antitombamento; uma alternativa eficaz e segura, que reduziu o prazo de intervenção e foi prontamente aceita pelo cliente. “Serviços relacionados a movimentação de cargas especiais ou rigging industrial têm ampla abrangência técnica”, explica o gerente comercial Bruno Rabelo. “Por esse motivo, poucas empresas têm capacitação ou especialização no segmento”, conclui.