O Projeto de Qualificação Profissional da NPE é uma oportunidade daquelas que, quando aparecem, tem de aproveitar! Seu propósito é oferecer capacitação técnica, prática e socioemocional a adolescentes e jovens entre 18 e 22 anos.
Na primeira etapa do projeto foram selecionados 32 alunos, que, no último dia 21 de agosto, iniciaram o curso de Aprendizagem Industrial de Mecânico de Manutenção.
Depois do curso, os jovens estarão mais preparados para o mercado de trabalho, com o aprendizado de habilidades técnicas, conhecimentos práticos e desenvolvimento socioemocional.
As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, quatro horas por dia, e os alunos recebem uma bolsa de R$660,00 + vale-transporte. O projeto prioriza a inclusão de jovens em condição vulnerável, provenientes de comunidades desfavorecidas, serviços de acolhimento e projetos sociais.
Outro objetivo do programa é a inclusão de jovens mulheres, colaborando com a capacitação delas para profissões geralmente dominadas pelos homens.
A iniciativa reforça o compromisso da NPE com o futuro das comunidades locais, jovens e sociedade no geral. “Acreditamos que a inserção desses jovens em um curso de capacitação profissional proporciona novas possibilidades e oportunidades para indivíduos que estão construindo ou reconstruindo seus projetos de vida. Os alunos terão sua trajetória acompanhada pelo IMJ e pelo DHO da NPE, trazendo para reflexão outras questões além do ensino técnico, como: identidade, cidadania, mundo do trabalho e projeto de vida. “, afirma a Analista de Responsabilidade Social, Talita Vicente.