Conduzida por psicólogos, a Avaliação Psicossocial é uma análise da história clínica e ocupacional dos colaboradores, que envolve entrevista e aplicação de testes psicológicos. Recentemente, a iniciativa foi realizada pela NPE na regional nordeste, e os resultados estão em fase de análise.
A NPE já realiza a Avaliação Psicossocial durante o processo admissional, para colaboradores que atuam em situações de risco como altura, espaços confinados e manuseio de inflamáveis, conforme exigência do Ministério do Trabalho. No entanto, o processo de avaliação iniciado em 2023 – e que terá continuidade em 2024 – é mais amplo.
Agora a avaliação será aplicada em todos os profissionais, com maior número de ferramentas para análise dos aspectos como saúde geral, satisfação com a atividade laboral, aspectos motivacionais, necessidades, vulnerabilidade ao estresse no trabalho, organização do trabalho, apoio familiar e social, saúde física, entre outros. O objetivo é identificar aspectos emocionais, psicológicos e comportamentais, para garantir a segurança do trabalho sob o ponto de vista dos riscos inerentes à saúde mental. “A Avaliação Psicossocial irá fornecer informações sobre a saúde mental coletiva e individual dos colaboradores, e assim a empresa poderá estabelecer programas preventivos”, afirma a Coordenadora de Desenvolvimento Humano e Ocupacional da NPE, Juliana De Marco.
Em breve, as outras regionais terão a oportunidade de passar pelo processo de avaliação.