Análise da história clínica e ocupacional dos colaboradores por meio de entrevista e aplicação de testes psicológicos, a Avaliação Psicossocial teve seus resultados divulgados para gestores e equipes, após ser aplicada na regional norte/nordeste.
“Os resultados mostram que a prevenção de acidentes faz parte da cultura NPE, com um alto nível de consciência em relação à importância do tema. O clima de trabalho e o relacionamento interpessoal entre as equipes também foram pontos positivos”, diz a Coordenadora de Desenvolvimento Humano e Ocupacional da NPE, Juliana De Marco.
Durante o processo, foram avaliados aspectos socioemocionais e comportamentais como nível de atenção, agressividade, estresse e produtividade – assim como a saúde física e psicológica de 700 colaboradores. A média de satisfação com a empresa foi de 86% e incluiu a avaliação do sentimento de reconhecimento, pertencimento e cuidado por parte da NPE, bem como a responsabilidade da empresa com a prevenção de acidentes e a utilização de equipamento de proteção individual.
“Acredito que esse trabalho nos diferencia de outras empresas do nosso segmento, pois a avaliação vai ao encontro do cuidado da NPE com os seus colaboradores, e a atenção da empresa a aspectos sociemocionais e psicológicos que impactam os resultados e a produtividade”, afirma o Superintendente de Desenvolvimento Humano e Ocupacional da NPE, Eduardo Pereira.
Nas demais localidades (sul, sudeste e corredor central) a avaliação deverá ser realizada até o final do primeiro semestre do ano.