Até maio de 2021 a NPE irá realizar serviços multidisciplinares para a retomada de uma indústria de fertilizantes, em Camaçari (BA). Os novos serviços envolverão cerca de 270 colaboradores (contrato F.181), além dos 97 da equipe de rotina do contrato (F.176), iniciado no final de 2020.
O gerente de paradas, Nestor Hiroshi, à frente da F.181, fala da importância de preparar as unidades operacionais, que irão produzir insumos com grande demanda no setor agrícola: “O cliente vai suprir o mercado nacional e reduzir as importações, gerar empregos e aquecer a economia do País”.
O segundo contrato (F.182) contempla atividades de montagem eletromecânica para o projeto da planta de purificação de acetonitrila, unidade do mesmo cliente, também em Camaçari. “O objetivo é aumentar a produção de acrilonitrila, matéria-prima usada na fabricação de acrílicos”, explica o diretor comercial, Nikolaos Stamoglou. O material é usado para fabricar fibras acrílicas (usadas na confecção de roupas), além de resinas e matérias-primas utilizadas na indústria automotiva, em eletroeletrônicos e utilidades domésticas.
Uma especificidade do contrato é a necessidade de movimentação vertical de três torres (uma delas de 53m de altura), os serviços de isolamento térmico, pintura e o grande volume de soldas em ligas especiais. Vale mencionar outra característica: o contrato no modelo Capex, mais uma expertise do Grupo NPE: “Atividades de montagem eletromecânica também estão em nosso ‘DNA’”, conclui Nikolaos.