O desafio era fazer uma manutenção de rotina em uma esfera destinada a armazenar Butadieno, um produto químico altamente inflamável. O parceiro escolhido teria de ser da mais alta confiança. Foi aí que o cliente do Projeto F.091, em Suape (PE), escolheu a NPE, com quem tem um relacionamento e histórico sempre muito positivos de atividades.
“O trabalho tinha de ser altamente detalhista, metódico, além, claro, de uma atenção especial à segurança, pela própria natureza dos produtos armazenados pelo cliente”, explica Cid Santos, gestor do contrato.
E quando o assunto é segurança, os clientes sabem que podem entregar as atividades mais complexas que o comprometimento das equipes da NPE é total. Foram destinados quatro técnicos de segurança especificamente para atuar neste projeto, que entre planejamento e execução durou pouco mais de 30 dias. Desconexões físicas de todas as linhas foram realizadas, além de instrumentação e abertura da esfera para inspeção interna. E tudo isso em ambiente com temperatura controlada. “O maior desafio foi colocar em prática todo planejamento e realizá-lo sem desvios”, comemora Cid.