Lembra daquele ditado, “não deixe para fazer amanhã o que pode ser feito hoje”?
Hoje sinto-me confiante para me dirigir a vocês e dizer que temos boas expectativas em relação ao futuro do Grupo NPE, pois temos feito reformas para aprimorar o nosso desempenho desde 2018/2019. Como a nossa própria história mostra, a melhoria aqui sempre foi contínua. E vai continuar sendo.
Ultimamente, tenho estado bastante envolvido em atividades que dizem respeito a crescimento da empresa, otimização de processos, ajustes organizacionais, desempenho de equipes e gestão de informações. É um mergulho na nossa estrutura para fortalecer alicerces que garantam um forte crescimento, de forma ágil e vigorosa. Porém, para toda a engrenagem apoiada em fortes alicerces funcionar, precisamos de cada um de nossos três mil colaboradores conscientes do que é preciso ser feito.
Comprometimento, perseverança, fazer mais com menos, novas ideias para a solução de velhos (e mesmo novos) problemas, multiplicação de conhecimentos e boas práticas estão entre os exemplos reais que sugiro aqui. Algo fundamental para nós é agilidade e correta tomada de decisões. E, para isso, informação de qualidade é absolutamente fundamental. O sistema Totvs, que reúne dados financeiros, de suprimentos, de departamento pessoal, entre outros, tem nos auxiliado muito neste sentido.
Sentimento de dono
O sentimento de dono é algo que tem de ser trabalhado diariamente pela liderança da empresa como exemplo para suas equipes. Líder, encare a sua área como uma organização que tem de apresentar resultado, o qual vai colaborar decisivamente para o lucro da empresa da qual faz parte. Incentive sua equipe a buscar qualificação, a melhorar o atendimento, a saber identificar qual demanda é mais importante, organizar processos, reduzir despesas, maximizar resultados. Se cada área fizer bem o seu papel, a empresa como um todo chegará lá! Temos indicadores claros que ajudam a entender quais as prioridades da companhia.
Temos observado o empenho, engajamento das equipes e seus líderes; graças a isso superamos a fase mais aguda da pandemia. Porém, precisaremos ainda mais de todos para aumentar a nossa curva de crescimento e conquistarmos muito mais.
E aí, estamos juntos?
Thiago Pombal
Vice-Presidente do Grupo NPE