Na pior fase da pandemia de Covid-19, é preciso reforçar as informações e manter as medidas preventivas que são indispensáveis à segurança de todos. Por isso, este mês conversamos com a médica do trabalho da NPE, Dra. Marina Aguiar. Confira!
Em quanto tempo o vírus pode se manifestar?
Após a infecção pelo vírus ele pode manifestar-se com sintomas entre o prazo de 1 até 14 dias, sendo a média em torno do 5º e 6º dia após o contágio.
Por que usar máscara é tão importante?
A máscara funciona como uma barreira física, reduzindo a propagação do vírus a partir de uma pessoa contaminada e protegendo uma pessoa sadia do vírus presente no ar.
A vacina contra Covid-19 é eficaz?
As vacinas disponíveis contra a Covid-19 têm se mostrando eficazes, principalmente reduzindo o número de internações, casos graves e mortes pela doença. Entretanto, as vacinas não são 100% eficazes e, infelizmente, temos alguns casos de pessoas vacinadas que acabaram contaminadas, evoluindo para complicações e até óbito.
Quais complicações de saúde a Covid-19 tem gerado aos doentes?
As pessoas que apresentaram quadros graves/críticos pela doença podem apresentar complicações de saúde como falência respiratória, sepse e choque séptico, tromboembolismo e/ou falência múltipla de órgãos, incluindo lesão hepática ou cardíaca aguda. A Covid-19 pode estar frequentemente associada a manifestações mentais e neurológicas, incluindo delírio ou encefalopatia, agitação, acidente vascular cerebral, meningoencefalite, olfato ou paladar prejudicados, ansiedade, depressão e distúrbios de sono. Vale ressaltar que esses sintomas ocorrem em cerca de 5% dos contaminados.
Qual a orientação para um colaborador que suspeite estar contaminado? O que ele deve fazer?
Ao iniciar sintomas compatíveis com o quadro de Covid-19 ele deve comunicar imediatamente o seu superior para que as medidas pertinentes ao caso sejam tomadas.
Mesmo após a segunda dose da vacina, ainda há risco de contaminação, correto? Por quê? Como as pessoas vacinadas devem proceder?
As vacinas contra a Covid-19 impedem as formas graves da doença e suas complicações, mas não impedem que a pessoa seja contaminada. Por isso, mesmo após a vacinação é importante que as medidas de prevenção da doença como uso de máscara, higiene das mãos e distanciamento social sejam mantidas, pois pode demorar até que toda a população seja vacinada.
O que você considera importante dizer aos colaboradores?
Estamos vivendo, na maior parte do Brasil, o pior momento da pandemia. Em muitos dias temos recordes de óbitos, muitos hospitais com lotação máxima, profissionais da saúde sobrecarregados. Já iniciamos a vacinação em nosso país, mas, devido ao número de habitantes e dimensão do Brasil, ainda levaremos um tempo para conseguir imunização em massa significativa. Por isso, cada um de nós pode contribuir fazendo a sua parte. Todos devem continuar tomando os cuidados de prevenção ao vírus e incentivando seus familiares, amigos e colegas de trabalho a agirem da mesma forma. Somente assim conseguiremos vencer essa batalha.