Em maio 150 profissionais do Grupo NPE foram premiados na 1ª edição do Programa de Reconhecimento Profissional, um programa desenvolvido pela gerência de RH e aplicado em todas as unidades da empresa. Foram 100 colaboradores premiados na categoria de Alta Performance e outros 50 na categoria Segurança, cada qual seguindo critérios específicos.
No caso de Alta Performance, os colaboradores são avaliados de acordo com os seguintes critérios: cumprimento de metas e objetivos, disposição em realizar desafios, orientação para resultados, atendimento baseado na educação e no respeito, exemplo de inspiração, excelência nas entregas, comprometimento e dedicação, foco no cliente e na qualidade.
Já a categoria Foco em Segurança avaliou os seguintes pontos: apresentação de Boas Práticas, apresentação de inovação/estudos de engenharia, apresentação de desvio de segurança ou condição de risco que impediu uma ocorrência. Por outro lado, são critérios eliminatórios: se o colaborador tiver se acidentado ou colaborado com alguma ocorrência de SSMA, tiver recebido advertência de SSMA ou ter feito parte de trabalho que recebeu interdição ou notificação do cliente.
“Sou grato a Deus por participar da família NPE”, afirma o pintor José Ailton Dantas, da F.140 União Vopak, reconhecido pelo foco em Segurança. “O importante não é só ganhar um presente, mas participar de forma a ajudar no crescimento da empresa e permitir que ela gere mais empregos com segurança”.
O mecânico Esdras Vieira, da F. 172 Mosaic Rosário do Catete, foi reconhecido em Alta Performance. “Minha atuação sempre foi comprometida com a segurança e a qualidade, buscando somar ao desenvolvimento de toda a equipe”, diz. “O reconhecimento me deixa motivado a continuar o meu trabalho”.
O operador mantenedor Anderson Menezes, da F. 172 Mosaic Rosário do Catete, foi reconhecido pelo foco em Segurança: “Quero agradecer ao Grupo NPE e a toda a minha equipe. O reconhecimento é importante, pois prova que o trabalho está sendo realizado com companheirismo e segurança, o que faz com que os funcionários possam se desenvolver cada vez mais”.
O soldador Cleiber José da Silva, da F.109 Nexa Três Marias, foi reconhecido na categoria Segurança: “É importante procurar cumprir os procedimentos e compromissos de segurança e estar sempre um passo à frente dos objetivos da empresa.”
O operador de civil Wagner Wesley Pereira, da F. 109 Nexa Três Marias, foi um dos ganhadores da categoria Segurança. “O bom profissional precisa focar em suas atividades e procurar fazer o melhor, como se fosse para si mesmo. É assim que ele vai cumprir a sua jornada com segurança”.
O supervisor de SSMA Vitor Hugo Silva, que supervisiona a parte de SSMA em 4 contratos da Vale, foi um dos premiados em Alta Performace: “Foi uma sensação de euforia ter sido um dos premiados; um misto de alegria, surpresa e vontade de chorar”, diz. “Esse tipo de reconhecimento é o que nos dá fôlego diante dos desafios do dia a dia de trabalho. O colaborador atua pelo sucesso da empresa e com o Programa ele sente que está sendo visto, que não é só mais um número e assim se vê como parte da NPE”.
A técnica de segurança do trabalho, Julianne Barros, que atua na F. 107 Nexa Morro Agudo, foi uma das premiadas na categoria Segurança: “Receber esse incentivo é a realização de um sonho no trabalho que escolhi assumir com muita dedicação”, afirma. “Só tenho a agradecer pela indicação e dizer que esperem de mim total boa vontade pra exercer minha função”.
O gerente de RH da NPE, Eduardo Pereira, fala da importância do Programa: “É um passo importante no processo de atrair, desenvolver e reter bons profissionais, reconhecendo-os pelas suas competências e habilidades”. O programa será realizado trimestralmente e contribui para reforçar a cultura e valores da empresa.