Quando o assunto é segurança, o objetivo do Grupo NPE é sempre o Zero Acidente. Por isso, investir nas pessoas, o maior capital da empresa, assim como em treinamentos e campanhas de conscientização, é uma meta contínua. “Em 2021 aprendemos que juntos somos mais fortes, e que não existe bom que não precise melhorar. A busca pela excelência do setor de segurança vai continuar, pois sabemos que precisamos aperfeiçoar nossas comunicações internas e externas, assim como o prazo e a qualidade das entregas”, afirma a gerente de SSMA, Cristiana Gonsaga.
Nesse contexto, o papel do gestor é primordial, pois ele cria as condições para o time de SSMA desenvolver suas atividades e, segundo Cristiana, disseminar a percepção de que todos são responsáveis pela segurança – e não apenas o setor de segurança do trabalho. Construir uma cultura de prevenção, no entanto, requer um pensamento unificado em torno de um mesmo objetivo: “Temos apoio total da diretoria da empresa, que disponibiliza os recursos necessários para que o departamento realize suas atividades”, afirma Cristiana.
Apesar dos desafios de 2021 para a indústria, o departamento seguiu investindo em melhorias. Uma delas diz respeito ao crescimento da equipe de Higiene Ocupacional, braço importante do setor de Segurança, que está diretamente ligado ao monitoramento dos agentes químicos, físicos e biológicos das obras. Com foco na proteção da saúde dos colaboradores, foram realizados diversos treinamentos sobre o Programa de Gerenciamento de Riscos Ocupacionais e o time está sendo desenvolvido pelo Técnico Higienista Eduardo Lima, supervisor de SSMA.
Este ano, a expectativa é alcançar resultados ainda mais positivos, entre os quais, realizar os Laudos de Insalubridade, Periculosidade e Aposentadoria Especial em todos os canteiros de obras em que a NPE atua, e manter as notas de auditorias internas e externas sempre acima da meta mínima.
Para chegar lá, Cristiana espera o comprometimento de cada colaborador. “Muitas vezes estamos envolvidos no processo, mas não estamos comprometidos com ele. Por isso, é importante ter senso de urgência e se sentir parte do negócio; assim todos lutarão pela mesma causa, com a mesma garra e vontade”, conclui.
Conheça outras metas do departamento de Segurança para 2022:
– Realizar encontro com os TSTs de Paradas de Manutenção;
– Monitorar todos os indicadores proativos e reativos por meio do Power BI;
– Manter a certificação da ISO 45000;
– Revisar todos POs, ITs e formulários do setor de SSMA que necessitem de atualização;
– Trabalhar em parceria com demais departamentos da empresa, para que as decisões que impactam em segurança, RH, Suprimentos e Operações sejam tomadas de forma harmônica;
– Trabalhar com a mão de obra de campo e liderança, na busca incansável da cultura de segurança.