Com contratos com algumas das empresas mais importantes do País, o Grupo NPE conta com o apoio de departamentos especializados para obter os melhores resultados para o negócio. É o caso do departamento de Contabilidade, que tem como objetivo gerar informações econômicas para governos, fornecedores, bancos, investidores, funcionários e sindicatos, de forma que eles avaliem a saúde econômica e financeira da empresa. A Contabilidade tem um papel primordial em uma organização, pois produz informações fidedignas que auxiliam no processo de tomada de decisão.
Já o departamento Fiscal, também chamado de Contabilidade Tributária, tem como objetivo principal o gerenciamento dos tributos incidentes nas operações da empresa. Nesse processo, a equipe registra todas as informações em seus devidos fatos geradores com o objetivo de apurar as incidências de obrigações tributárias.
A Contabilidade Fiscal tem como finalidade englobar todas as práticas técnicas vinculadas ao recolhimento de tributos. Por isso, os profissionais que atuam na área precisam estar atualizados sobre Legislação Tributária Federal e Estadual, Legislação Contábil, Regras do Imposto Sobre Serviços (ISS), Lei de Falência e demais normas legais vinculadas ao assunto.
O importante é manter em dia todas as obrigações tributárias junto ao Fisco para evitar processos administrativos, judiciais e incidência de multas, bem como garantir a ausência de pendências fiscais que permitam à empresa participar de processos de licitação, concorrência, cadastro ou homologação perante fornecedores, bancos e instituições de empréstimos.
No Grupo NPE, á área é composta por sete profissionais.
Controladoria: análise de performance e gestão
Ao desenhar e padronizar uma estrutura de informações relevantes para análise da performance e gestão da empresa, o departamento de Controladoria está ancorado a três atividades estratégicas: gerenciamento de risco, orçamento e controle.
O gerenciamento de riscos traz para a empresa mais segurança e governança. É realizado com o uso de processos e ferramentas que sejam adequados à realidade do negócio (ERP’s, Power BI, etc). Dessa forma, garante a transparência das informações, além de mitigar qualquer tipo de desvios ou fraudes, demonstrando dados fidedignos para os acionistas e para a alta direção.
O orçamento é parte inerente à Controladoria e permite que o futuro da empresa seja projetado de maneira eficiente. A elaboração do orçamento e o planejamento estratégico da organização é feito a partir da análise de informações internas e externas e de dados relacionados à produtividade, lucratividade, qualidade, grau de participação no mercado, conjuntura econômica e política, entre outros.
Por fim, o controle é fundamental para a empresa garantir que as estratégias traçadas e o padrão de qualidade previamente estabelecidos sejam cumpridos e alcançados. É responsabilidade da Controladoria elaborar uma análise comparativa entre os resultados obtidos e os padrões de controle que foram definidos no orçamento.
Para o gerente de Controladoria do Grupo NPE, Luiz Carlos da Silva, o trabalho em equipe e a visão sistêmica são elementos diferenciais do Grupo NPE, em ambos os departamentos. “São duas qualidades que têm contribuído para os resultados e o clima de trabalho, permitindo que ambas as equipes tenham ótima performance”, diz.
A Controladoria conta com o apoio de 5 colaboradores.